PÁGINA INICIAL

O PROGRAMA


      Um documentário da TV Escola, um ponto de partida para grandes trabalhos. A ideia central do programa Sala de Professor é incentivar os professores de Ensino Médio a desenvolverem projetos que mudem sua prática em sala de aula, em qualquer escola do país.

      Em cada programa, dois professores convidados criam projetos a partir de documentários exibidos na TV Escola. As propostas são inovadoras e os resultados são experimentos criativos e atividades ousadas que os professores podem repetir ou adaptar à realidade de sua escola.

     Os trabalhos apresentados pelos professores convidados são detalhados em fichas de atividades que ficam disponíveis no site da TV Escola. Animações, tabelas, mapas e infográficos tornam os conteúdos mais visuais e interativos.

Como começamos, para onde vamos
       
     Os programas dirigidos ao Ensino Médio entraram no ar em outubro de 1999 com o objetivo de enriquecer as aulas, nas diversas disciplinas do Ensino Médio.

     Nessa época, o programa ainda se chamava Como Fazer? e já era a principal atração da TV Escola para o Ensino Médio. No começo, cada programa contava com a participação de três professores de diferentes disciplinas. Os professores, como acontece atualmente no Sala de Professor, sugeriam atividades a partir de um vídeo selecionado e também elaboravam fichas, publicadas como material de apoio. Essas eram distribuídas às escolas de Ensino Médio de todo o país.

     Além do programa destinado aos professores, o programa Como Fazer? tinha como objetivo discutir questões relacionadas à gestão escolar, tendo como fato gerador programas veiculados na TV Escola e apresentando dois especialistas como convidados. Para a produção do programa, foi feita uma pesquisa junto aos coordenadores estaduais de ensino médio, visando determinar quais as dúvidas e problemas referentes à gestão escolar mais frequentes e relevantes.

  A partir desse levantamento, definiram-se questões discutidas na série. As propostas e discussões apresentadas no programa eram transformadas em texto e enviadas para todas as escolas de ensino médio do país. 

     O programa Acervo, que também teve seu início em 1999, continua no ar. A estrutura dos programas é semelhante à da série Sala do Professor. A diferença entre ambas é, basicamente, a duração dos vídeos apresentados e da parte comentada. O objetivo dos comentários dos professores convidados é chamar a atenção para conceitos e conteúdos específicos do ensino médio e estimular a discussão e reflexão entre professores e alunos.  As dicas dos professores também são transformadas em textos de trabalho, a partir dos vídeos.




LINHA DO TEMPO